Todo dia é dia de mobilização contra o Aedes! Objetivo:
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- Contribuir no processo de letramento na construção de cartazes voltados para a mobilização da comunidade e texto coletivo.
- Compreender o quanto a prevenção é a alternativa para combater o mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e do vírus Zika.

- Utilizar o conhecimento escolar como meio para o tema transversal Cidadania.
Palavras-chave: Doença, dengue, prevenção, letramento, mobilização, comunidade, Baixada Santista, transversalidade, cidadania
Introdução
Este plano de aula propõe chamar a atenção do aluno sobre a importância de considerar que todos os dias devem ser dedicados à mobilização das pessoas contra o mosquito Aedes aegypti.
Um dos problemas crônicos de saúde de países em desenvolvimento como o Brasil é ausência de informação sobre o quanto a prevenção de doenças é essencial para a manutenção de uma vida saudável.
No caso específico de doenças como a dengue, a febre amarela, a chikungunya e do vírus Zika, ações preventivas devem ser sistemáticas. As diferentes mídias, os governos Federal, estaduais e municipais vêm fazendo inúmeras campanhas e as escolas também podem e devem integrar-se a esses grupos e promover ações sistemáticas para o combate. Isso justifica a ideia de desenvolver uma atividade que alerte crianças e adolescentes para a prevenção diária, pois os outros meios como os governos têm marcado datas específicas para a prevenção.
Preparação
Antes de iniciar a atividade com os alunos, é essencial ler duas das inúmeras reportagens publicadas em A Tribuna digital sobre o tema, em 15/02/2016 e 17/02/2016:
Conceito
1. Para facilitar a conversa com os alunos sobre o tema, leia o texto abaixo, que resume informações básicas sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e do vírus Zika.
O principal causador dessas doenças é o mosquito Aedes aegypti que pica durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica somente durante a noite.
O Aedes aegypti, prolifera-se dentro e fora de casas, apartamentos, hotéis escolas, hipermercados e em diversos outros ambientes, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.). Ele mede menos de um centímetro, tem preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Suas picadas ocorrem nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde. Não costuma picar pessoas que estão expostas ao Sol, mas, mesmo nos horários mais quentes do dia, pode picar na sombra. Pesquisas recentes apontam que o mosquito ataca também durante a noite. A pessoa picada não percebe, pois a picada não dói e não coça.
As larvas do Aedes se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmissão da doença. Dentro da água, os ovos se desenvolvem em larvas, que dão origem às pupas, que dão origem ao mosquito adulto.
A única maneira de evitar a transmissão das doenças causadas pelo Aedes é a sua eliminação e, portanto, o combate ao seu desenvolvimento. Por isso é preciso, necessário que se combata sistematicamente os focos de acúmulo de água e os locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças.
Contextualização
Para os alunos do Ensino Fundamental Ciclo 1 (1º ao 3º ano), sugerimos que o professor:
1. Leia para o grupo a matéria do dia do jornal A Tribuna do dia 17/02/2016. Se necessário, leia o texto inteiro uma vez e faça a releitura pausadamente de cada parágrafo.
2. Ao ler cada parágrafo, converse com o grupo sobre as palavras que mais chamaram a atenção.
3. Registre todas as palavras no quadro de giz.
4. Em seguida, solicite que cada aluno copie em seu caderno todas as palavras destacadas.
5. Para finalizar, solicite que cada aluno faça um desenho sobre como ele fará a sua parte para combater o Aedes e escreva uma frase utilizando as palavras destacadas com explicando o que ele vai fazer todos os dias para combater o mosquito.
6. Se considerar pertinente, o professor poderá expor os desenhos de todos os alunos da sala em diferentes espaços da escola e da comunidade.
Com os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, sugerimos que o professor faça a mesma atividade e, em seguida, leia para o grupo a matéria do dia 15/02/2016.
Em seguida, com a finalidade de construir um texto coletivo, siga as seguintes etapas:
1. Converse com o grupo sobre a necessidade de campanhas como do Governo Federal e do jornal A Tribuna.
2. Questione se ações de combate ao Aedes precisam ser marcadas ou devem acontecer diariamente. Aproveite essa etapa para conversar com o grupo sobre a importância da ação de todos e o quanto tal ação pode prevenir as doenças transmitidas pela picada do mosquito.
3. Para finalizar, construa junto com os alunos um texto coletivo que explique por que é importante o combate diário ao mosquito. A construção do texto coletivo, além de estar vinculada à alfabetização e ao letramento, fortalece na sala de aluna o exercício da cidadania.
4. É possível também brincar com as crianças de cientista e inicialmente criar um dia da semana fixo para que todos saiam da sala de aula e verifiquem se dentro da escola e nos seus arredores não há situações propícias para o criadouro do Aedes aegypti.
Saiba mais
O plano de aula acima foi elaborado pela equipe do projeto Apprendizagens, que firmou parceria com o portal A Tribuna na Escola para elaborar atividades e orientações pedagógicas baseados em reportagens recentes de A Tribuna.
Apprendizagens é um projeto idealizado por um grupo de autores e editores de livros didáticos e conteúdos educacionais digitais aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo oferecer formação docente teórica e prática, inicial e continuada, através de materiais impressos e digitais, e capacitações híbridas (on-line e presenciais). O nome vem da proposta de se utilizar uma plataforma digital (app) para facilitar o acesso a orientações teóricas essenciais para uma educação cidadã, junto com sugestões práticas para aplicação das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais desafios da educação básica é contextualizar os conteúdos didáticos, para que os alunos entendam a importância de se estudar Português, Matemática, Física ou qualquer outra disciplina a partir da realidade que os cerca.
O projeto Apprendizagens terá um portal próprio, em fase final de desenvolvimento, onde será possível acessar estes planos de aula e muitos outros conteúdos voltados a uma educação mais cidadã.
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